• Baril Advogados

Nova diretoria eleita da ABF inicia o mandato


A ABF – Associação Brasileira de Franchising elegeu em Assembleia Geral Ordinária (AGO) seu Conselho Diretor e Conselho Fiscal para o biênio 2021-2022. A chapa única foi eleita por aclamação no último dia 19 de novembro. André Friedheim, presidente, e Fernando Tardioli, diretor jurídico da entidade na ocasião, conduziram os trabalhos.



“Nossa primeira gestão foi marcada por iniciativas para tornar a ABF mais ágil, moderna e digital. Criamos, por exemplo, o Programa de Mentoria, lançado em 2019 para promover a troca estruturada de conhecimento entre associados de redes mais experientes e players mais jovens do mercado, e que já beneficiou mais de 150 empresas. Já para aprofundar a análise estratégica sobre temas de interesse mais específicos, criamos novas comissões: de Fornecedores, Shopping Centers e Pontos Comerciais, e de Transformação Digital. A ABF sempre foi muito inclusiva e preocupada com a diversidade. No biênio 2021-2022, agiremos para torná-la ainda mais diversificada. Nesse sentido, criaremos a Comissão de Impacto Social, a 12ª da entidade, e levaremos o tema para debate nos diversos eventos que realizamos ao longo do ano. Também daremos continuidade ao processo de transformação digital e aperfeiçoaremos tudo o que já estamos fazendo”, afirma Friedheim.


Boa parte da diretoria foi mantida, apenas com algumas mudanças de cargos (confira abaixo) e algumas novidades. Os novos diretores que integram a chapa eleita são: Rodrigo Abreu (AlphaGraphics), diretor de Marketing e Comunicação, e Natan Baril (Baril & Advogados Associados), diretor Internacional. A Comissão de Ética também conta com um novo presidente: Bruno Arena (Casa do Construtor). O executivo substitui Carlos Zilli (Café Cultura), que será diretor adjunto da mais nova área da entidade: Estratégia Digital. Já a ABF Seccional Rio de Janeiro (ABF Rio), que não passou por eleição nesse momento, permanece sob a presidência de Beto Filho (Grupo Astral).


Além da eleição, a ABF Nacional teve a indicação dos diretores das cinco regionais da entidade distribuídas pelo País. Na Regional Nordeste, Cândido Espinheira (Yes! Cosmetics) substituirá Leonardo Lamartine (BHF – Business, Hub & Franchising). Já no Sul, André Belz (Rockfeller Language Center) assume o comando no lugar de Antonio Carlos Diel (Lojas Calci). A ABF Regional Centro-Oeste permanece sob a direção de Claudia Vobeto (Majô Beauty Club), assim como a Regional Interior de São Paulo, conduzida por Rogério Gabriel (MoveEdu), e a Regional Minas Gerais, dirigida por Danyelle Van Straten (Depyl Action).

Nos termos do Estatuto Social da ABF, a chapa inscrita e eleita para os conselhos Diretor e Fiscal que inicia o mandato a partir deste mês de janeiro é a seguinte:


DIRETORIA ABF 2021-2022

André Friedheim – Diretor-presidente

Marca: Café do Ponto

Minicurrículo: Graduado em Administração de Empresas pela Escola de Administração de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EASP-FGV), é pós-graduado em Marketing e Finanças pela mesma instituição. Foi Diretor Internacional da ABF de 2013 a 2017. Antes, entre 2000 e 2008, foi Diretor de Marketing. O executivo é Máster Franqueado das redes Café do Ponto e Casa Pilão e é Sócio-Diretor da consultoria Francap.


Antonio Bento Moreira Leite – Diretor Vice-Presidente

Marca: Grupo Trigo (Spoleto, Koni, Gurumê e LeBonton)

Minicurrículo: Graduado em Economia (UFRJ), com MBA em Marketing (PUC-RJ) e especialização em Gestão Avançada pelo IE Business School de Madri, é Presidente do Grupo Trigo, responsável pela gestão de um sistema de franquias multimarcas ( Spoleto, Koni, Gurumê e LeBonton), com mais de 7.000 pessoas trabalhando diretamente nas redes, fábrica e matriz. Possui mais de 15 anos de experiência em empresas de varejo – além do Grupo Trigo, também atuou nas Lojas Renner e no Banco de Investimento Brascan.


Jae Ho Lee: Diretor Administrativo-Financeiro

Marca: Grupo Ornatus (Morana, Balonè, Little Tokyo e Lovebrands)

Minicurrículo: CEO do Grupo Ornatus, formado em Administração de Empresas pela USP, fez MBA em Marketing na ESPM. Atua há mais de 27 anos no Franchising. Fundador das marcas do Grupo Ornatus: Morana, Balonè, Little Tokyo e Lovebrands, é Sócio e Fundador da Holding Halipar, detentora das marcas: Montana Grill, Griletto, Jin Jin Wok e Croasonho.


Sidnei Amendoeira Junior – Diretor Jurídico

Marca: MMA Advogados

Minicurrículo: Mestre e Doutor em Direito Processual Civil pela Faculdade de Direito da USP. Advogado, sócio do escritório MMA Advogados, é Professor de Direito Processual Civil dos cursos de graduação da Direito GV e de pós-graduação em Direito Processo Civil do GVLAW. Associado ao Instituto Brasileiro de Direito Processual é também membro da Comissão de Franchising da OAB/SP. Árbitro cadastrado pelo Conselho Arbitral do Estado de São Paulo, Amendoeira é, ainda, Diretor do Centro de Estudos Avançados em Processo e autor de artigos e obras (pelas Editoras Atlas e Saraiva).


Rodrigo Nogueira de Abreu – Diretor de Marketing e Comunicação

Marca: AlphaGraphics

Minicurrículo: Empreendedor e investidor nas áreas Gráfica, Alimentação, Educação e Tecnologia. É Máster Franqueado e Franqueado da AlphaGraphics Brasil, rede de franquias líder no país. Liderou durante quatro anos a área Global de Marketing, Inovação e Novos Projetos da rede, que atualmente faz parte de um Grupo com 3 franquias (AlphaGraphics, PostNet e MBE), e que juntas estão presentes em 50 países com 3.000 unidades franqueadas. Tem mais de 25 anos de experiência em varejo e franchising, e antes de atuar na AlphaGraphics e em outras franqueadoras, foi consultor da Francap e do Grupo Cherto, trabalhando diretamente em projetos de consultoria para diversas empresas de pequeno, médio e grande porte. Faz parte do Conselho da ONG Adus (de apoio a refugiados), da Cooperativa YouGreen (gestão de resíduos) e das startups Mettzer, Trakto e FrameFy, entre outras, além de se envolver diretamente em diversos projetos sociais de grande impacto na sociedade.


Marcelo Maia Tavares de Araújo – Diretor Institucional

Marca: Dia

Minicurrículo: Formado em Engenharia Civil pela UFMG. Tem especialização em Direito Econômico pela FGV, MBA em Finanças pelo IBMEC, Certificado em Finanças e Administração pela University of California at Berkeley, nos Estados Unidos, além de Mestrado em Liderança e Estratégia pela London Business School, no Reino Unido. Empresário do Varejo ao longo de 15 anos, exerceu posteriormente o cargo de Secretário de Comércio e Serviços do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços entre os anos de 2015 e 2017, auxiliando na formulação, coordenação, implementação e avaliação de políticas públicas, bem como no estabelecimento de ações para o desenvolvimento do sistema produtivo nas áreas de comércio e de serviços. Foi Diretor Executivo da Associação Brasileira de Franchising. Presidente Executivo e é atualmente membro do Conselho de Administração da subsidiária da rede Dia no Brasil.


Fabiana Estrela – Diretora de Capacitação

Marca: Estrela Franquias (Caverna do Dino e Barriga Verde)

Minicurrículo: Formada em Fonoaudiologia, possui Mestrado em Neurociências e MBA em Gestão Comercial. É Diretora da Estrela Franquias, Conselheira do Instituto CNA e do Grupo Incense, e foi Diretora da Regional Sul da ABF de 2015 a 2017.


Natan Baril – Diretor Internacional

Marca: Baril & Advogados Associados

Minicurrículo: Sócio do escritório Baril Advogados Associados, escritório altamente especializado em Franchising e Propriedade Intelectual, e considerado um dos escritórios de advocacia mais admirados do Brasil pela Revista Análise Advocacia – 500. Advogado especializado em questões de Propriedade Intelectual e Franchising, indicado em 2010, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017 e 2018 como um dos “Advogados Mais Admirados do País” na área de Propriedade Intelectual e do Setor de Hotelaria e Turismo pela Revista Análise Advocacia – 500. Indicado em 2016, 2017 e 2018 pelo anuário internacional Who´s Who Legal, como referência brasileira na especialidade Franchising. Foi Diretor Institucional da Associação Brasileira de Franchising (ABF) de 2009 a 2012. Palestrante da Georgetown University (Washington, DC, USA); professor do MBA de Franquias da FIA; professor da PUC/PR e FGV-RJ em direito empresarial; membro da Comissão de Franchising da OAB/SP, do sub-grupo de Propriedade Intelectual da Câmara Americana de São Paulo (AMCHAM-SP), ABPI (Associação Brasileira de Propriedade Industrial) e da INTA (International Trademark Association).


Alberto Tadassi Oyama – Diretor de Franqueados

Marcas: L’Occitane au Brésil, Açaí Concept e Estetic 360

Minicurrículo: O empresário atua na área de franquias há 19 anos e é Multifranqueado ou Franqueado multiunidades da L’Occitane au Brésil. É também Máster Franqueado do Açaí Concept e Estetic360. Foi, ainda, membro da Comissão de Ética da ABF e membro do Comitê de Franqueados da entidade.


Adriana Auriemo Miglorancia – Diretora de Relacionamento, Microfranquias e Novos Formatos

Marca: Nutty Bavarian

Minicurrículo: Sócia-Diretora da Nutty Bavarian do Brasil. Formada em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie, é também Mentora Endeavor.


Carlos Alberto Zilli – Diretor Adjunto de Estratégia Digital

Marca: Café Cultura

Minicurrículo: Tem 35 anos de experiência em empresas como Makro, Shell, Hering, Imaginarium e Love Brands. Desde 2002 atua como Executivo Sênior/Sócio na gestão de mudanças, administração de crises, identificação e controle de riscos, processos de M&A, áreas Comercial, Marketing e Planejamento Estratégico. Durante 20 anos foi Superintendente de Marketing e Franquias da Hering. Foi CEO e Sócio da Imaginarium por 10 anos. Criou com as marcas Puket e Balonê a rede de franquias Love Brands (2012). Participa dos conselhos da Haco Etiquetas, Brognoli Imóveis, Grupo Lunelli, Cottonbaby, Monte Carlo Jóias, Grupo Linhares e Fuel Eyewear. Foi Presidente da Comissão de Ética da ABF (Associação Brasileira de Franchising). Foi também sócio da Able Creation Development Limited, empresa de sourcing e searching na cidade de Shenzhen (China). Graduado em Administração de Empresas (PUC- SP), é MBA em Marketing (INPG), Comércio Internacional (FGV) e Gestão (USP), com extensão em Planejamento Estratégico (IMD). Certificado pelo IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), é também Mentor Endeavor. Sócio investidor da Startup Disruptiva Retail Inteligence, é, ainda, desde 2017, Sócio da rede de cafeteria Café Cultura.


O Conselho Fiscal eleito tem a seguinte composição:

  • Bruno Lins Gorodicht – Espetto Carioca

  • Sylvio Korytowski – Kick Off

  • Keuson Nilo da Silva – KNS – Consultoria em Franchising


ABF Seccional Rio de Janeiro – ABF Rio – (Presidente eleito em 2019):

Presidente ABF Seccional RJ – Beto Filho >> Grupo Astral


Foram nomeados diretores regionais os seguintes membros associados:

Diretora Regional Centro-Oeste – Claudia Vobeto >> Majô Beauty Club

Diretor Regional Interior de São Paulo – Rogério Gabriel >> MoveEdu

Diretora Regional Minas Gerais – Danyelle Van Straten >> Depyl Action

Diretor Regional Nordeste – Cândido Espinheira >> Yes! Cosmetics

Diretor Regional Sul – André Belz >> Rockfeller Language Center


Comissão de Ética:

Presidente – Bruno Eloel Arena >> Casa do Construtor


Fonte: ABF - Associação Brasileira de Franchising, conheça nosso trabalho

Foto: Keiny Andrade



143 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco

Baril Advogados Associados 2020. Todos os direitos reservados.